Laticínios
Argentina produz laticínios de alta qualidade e isso acontece no "tambo".
Chama-se "tambo" às instalações onde se realiza a ordenha e, por extensão, a toda exploração rural dedicada à produção de leite. É justamente nesta fase que se origina o processo de obtenção de leite de qualidade. Embora a pasteurização elimine todos os germes patogênicos, para evitar qualquer risco ou acidente durante o processamento, é necessário começar com leite cru de excelente qualidade sanitária. Alcançar esta qualidade implica a execução de um rigoroso e rigoroso plano de saúde com todos os animais da fazenda, a fim de obter o certificado oficial de “Rodeio Livre de Doenças” como brucelose e tuberculose. A produção de laticínios na Argentina está concentrada nas províncias de Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba, Entre Ríos, La Pampa e Tucumán.
Laticínios
Benefícios para a saúde
Leite e produtos lácteos, como queijo e iogurte, são ricos em nutrientes essenciais. Eles são reconhecidos por melhorar a saúde dos ossos, mas os laticínios fornecem muito mais do que cálcio. Junto com isso, o leite é fonte de fósforo, potássio, riboflavina, vitamina B12, magnésio, zinco, além de conter várias outras vitaminas e minerais em quantidades menores. O leite também é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais. Tudo isso fortalece os músculos, aumenta os níveis de energia e mantém a mente ativa.
Além disso, há um bom equilíbrio entre os três principais contribuintes do leite: gordura, proteína e carboidratos. O que torna todos os produtos lácteos alimentos importantes em qualquer dieta para cobrir as diferentes necessidades de acordo com a idade e a população.
LEITE EM PÓ
DOCE DE LEITE
QUEIJOS
Leite em pó
O leite em pó é essencialmente leite desidratado, ou seja, leite líquido ao qual foi retirada a água. O resultado é um produto em pó branco-amarelado que retém quase todas as propriedades naturais do leite. É um produto facilmente transportável, com pequeno volume e prazo de validade significativamente maior do que o leite líquido pasteurizado. É utilizado tanto para consumo direto como leite reconstituído (com adição de água) como como ingrediente em produtos alimentícios para indústria e gastronomia como queijos, sorvetes, iogurtes, chocolates, pastéis e produtos de panificação, etc.
Doce de Leite
É composto basicamente por leite, açúcar, glicose, bicarbonato de sódio e aromatizante (baunilha). O leite pode ser fluido ou em pó reconstituído, integral ou parcialmente desnatado, dependendo do teor inicial de gordura. O açúcar, ingrediente de seu sabor típico, é fundamental na determinação da cor final, consistência e cristalização.
A glicose tem poder adoçante, dá brilho e reduz a cristalização. O bicarbonato de sódio é usado como neutralizador, pois durante o processo de produção a acidez aumenta, caso contrário o doce de leite teria uma textura arenosa e áspera. A baunilha é praticamente o único aromatizante usado em sua forma natural (vagens de baunilha, inteiras ou moídas) ou como um pó artificial.
Queijo
O queijo é um alimento feito a partir do leite coalhado de vacas, cabras, ovelhas ou outros mamíferos. Seus diferentes estilos e sabores são resultado do uso de diferentes espécies de bactérias e bolores, níveis de creme no leite, cura, tratamentos em seu processo, etc. A grande maioria dos queijos são identificados com a área geográfica de onde provêm. Em geral, o leite de vaca confere ao queijo um sabor mais suave do que outros tipos, embora isso dependa de muitos outros fatores. Pode ser classificado em Queijos Frescos, Queijos Curados, Queijos Cremosos e Queijos Azuis