Amendoim
O sistema agroalimentar do amendoim representa uma peça especial dentro da matriz produtiva argentina. É uma economia regional, localizada principalmente -tanto em sua fase primária como industrial- na região centro/sudoeste da província de Córdoba com 88% da totalidade produzida, quase toda sua produção destinada aos mercados internacionais (90 %).
Amendoim
Benefícios para a saúde:
Seu teor de proteínas e aminoácidos, minerais como potássio, magnésio e fósforo, vitamina E e ácido fólico, contribuem para prolongar a vida. Entre os benefícios menciona-se que melhoram o funcionamento do coração, são ativos na luta contra o cáncer, reduzem o risco de Alzheimer, entre outros. Possui compostos como o resveratrol, que está associado à prevenção do envelhecimento prematuro e à promoção da longevidade..
Características biológicas:
O amendoim é tecnicamente uma leguminosa porque cresce em uma vagem, mas é classificado como noz porque sua concentração de gordura é maior que a das leguminosas secas e contém menor proporção de proteínas e carboidratos. É nativa da América do Sul, atualmente espalhada por todo o mundo. Vale dizer que o amendoim cordovão é considerado o mais doce do mundo, característica que o torna muito procurado pela indústria. É que o amendoim argentino possui características diferenciais em termos de qualidade, uma delas é o sabor, determinado pelo seu alto teor de açúcar.