Cebola
A produção argentina de cebola ocupa lugar de destaque, sendo um dos bulbos mais consumidos e exportados. As vantagens ambientais que a Argentina oferece para esta produção aumentaram as expectativas quanto à sua participação no mercado externo. Ao mesmo tempo, é o principal produtor e exportador de cebola desidratada da América Latina. Os embarques são para mais de trinta mercados mundiais, entre os principais destinos estão Brasil com 216.907 toneladas (94,4%), Paraguai com 6.330 toneladas (2,8%) e Uruguai com 4.339 toneladas (2%).
O Mercosul possui um Regulamento Técnico para estabelecer a identidade e qualidade da cebola, que estabelece seus calibres, tipos e suas condições de embalagem, armazenamento, transporte, embalagem e rotulagem.
Cebola
Benefícios à saúde:
A cebola contém diversas vitaminas e minerais que auxiliam nossa saúde de diversas formas. Possui açúcar natural, vitaminas A, B6, C e E, minerais como sódio, potássio, ferro e fibras alimentares, além de ser uma boa fonte de ácido fólico.
Benefícios mais destacados:
Ajuda a controlar o açúcar no sangue, melhora a saúde digestiva, pois é fonte de fibras e prebióticos necessários para a digestão; possui propriedades antibacterianas, contém compostos que previnem o câncer e ajuda na saúde do coração.
Características biológicas:
A cebola é uma hortaliça da família Liliaceae. Seu bulbo é comestível e possui estrutura esférica, com diâmetro que oscila entre 3-10 cm, pesando em média entre 100-250 g. O seu interior é constituído por camadas carnudas e espessas, onde se acumulam os nutrientes das plantas, protegidos por membranas finas, secas e finas. As tonalidades que adornam o interior variam do branco ao amarelado, embora, dependendo da variedade, possam ocorrer cores arroxeadas ou avermelhadas. Seu sabor é um tanto picante, podendo-se encontrar também cebola doce.