Mirtilo
Esta superfruta é cultivada na Argentina há mais de 20 anos. Na Argentina, a área plantada com mirtilo é de 3.500 ha, com rendimento médio entre 5.000 e 6.000 kg/ha e produção nacional em torno de 20.000 toneladas.
Esta fruta é consumida fresca e processada. Não se destaca apenas como uma fruta comestível. Também é reconhecido o seu uso medicinal (como oxidante, vascular-protector, séptico urinário, etc.), É utilizado na indústria de corantes, em pastelaria, compotas, conservas, iogurtes, rebuçados, etc.
Mirtilo
Benefícios para a saúde
Preferida pelos nutrólogos, seu alto teor de antioxidantes, substâncias que previnem o envelhecimento celular e proporcionam múltiplos benefícios à saúde, já que neutralizam radicais livres.
De fato, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos o inclui como o alimento com maior poder antioxidante entre 40 vegetais analisados, graças à ação combinada de seus ácidos orgânicos e das 15 antocianinas que lhes conferem sua cor peculiar
Características Biológicas
Possui casca lisa e polpa suculenta e aromática de sabor agridoce. Faz parte da família das bagas (bagas), é um fruto esférico, e dependendo da espécie seu tamanho pode variar entre 0,7 a 1,6 cm. de diâmetro e a cor varia entre o azul claro e o azul muito escuro. O período de desenvolvimento dos frutos, entre a floração e o amadurecimento dos frutos, pode variar entre aproximadamente noventa dias e cento e vinte dias, dependendo de cada variedade.