top of page
Image by Art Rachen

Mel

A Argentina tem o maior número de colmeias do Hemisfério Sul, é o segundo exportador do produto, atrás da China. A apicultura ocupa um lugar de destaque na produção agrícola argentina, onde o mel produzido é considerado um dos melhores do mundo.

A produção se estende por grande parte do território, destacando-se o maior número de produtores no estado de Buenos Aires, Santa Fe e Entre Ríos. Apenas Tierra del Fuego não produz mel. 

TDS_Mapas2-05.png
Mercado sabatino
Mel

Benefícios para a saúde:

"O mel é um alimento natural, fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais”

De innúmeras qualidades que o mel possui, resgatamos que promove a qualidade do sono, reduz o ínvíel de glicose no sangue, regula os batimentos cardíacos, melhora a função cerebral e ajuda a fixar o cálcio no corpo. 

Características Biológicas:

Mel é o produto alimentar produzido pelas abelhas melíferas a partir do néctar das flores ou secreções de partes vivas de plantas ou de excreções de insetos sugadores que permanecem na superfície das plantas, que as abelhas coletam, transformam, combinam com suas próprias substâncias específicas, depois armazene e deixa amadurecer nos favos da colméia. Este processo é chamado de Pecoreo.

Sua versatilidade o torna um alimento disponível para consumo durante todo o ano. Um fato certamente curioso e ao mesmo tempo belo é o fato de que a cor do mel depende das flores que as abelhas visitaram durante a fase Pecoreo, tanto a cor quanto o aroma e o sabor estão relacionados ao teor de minerais, pólen e compostos voláteis que moldaram cada mel em particular. Méis mais escuros, por exemplo, têm maior teor de fenóis. Isso lhes dá maior poder antioxidante.

A cristalização, por sua vez, também é um processo natural do mel. As suas múltiplas identidades distinguem-se pelo seu estado, que pode variar entre líquido, sólido ou cremoso. As variedades, já serão dadas pela florada predominante.

abeja
Primer plano de panal
bottom of page